voltar ao NEPPI    
    contato

  
 
 


 o que é ?


....................................

acervo


....................................

tesauro

....................................


    O QUE É ?

    

O CEDOC Teko Arandu (Viver com sabedoria, na língua Guarani) integra o NEPPI e tem como objetivo promover o registro, a preservação e a divulgação da documentação sobre os povos indígenas do Brasil, e especialmente a do estado de Mato Grosso do Sul.

Importante parcela dessa documentação histórica estava antes dispersa em arquivos distantes do estado, o que dificultava o acesso dos pesquisadores e das próprias comunidades indígenas. Neste sentido, um centro com a documentação pública e particular disponível no estado de Mato Grosso do Sul facilita e agiliza as demandas dessas comunidades e visa ampliar o reconhecimento público da importância do patrimônio histórico e cultural de diversas etnias.

Em 1997, ano de sua fundação, o Centro continha somente documentos sobre os Guarani, porém, o acervo foi ampliado com coleções que atendem a todas as etnias indígenas do estado de Mato Grosso do Sul, além de alguns materiais acerca de povos indígenas de outros estados do Brasil e até mesmo de outros países da América Latina.

Desde 2000, há atendimento aberto ao público.  O acervo possui uma vasta documentação oficial, destacando-se os microfilmes do Serviço de Proteção aos Índios – SPI, órgão indigenista que funcionou entre os anos de 1910 e 1967. São Milhares de documentos, cópias de originais adquiridas do Museu do Índio. O Centro dispõe também de rico material iconográfico, mapas, matérias de jornal, fitas K7, fitas VHS, CDs, DVDs, e ainda, um acervo bibliográfico com livros, teses, dissertações, monografias e revistas sobre a temática indígena.

O Centro é composto por uma equipe de profissionais e estagiários com formação multidisciplinar e conta com uma infra-estrutura para atender os interessados em consultar pessoalmente os documentos, que são de acesso público, salvaguardadas as restrições legais.